Atividades ao ar livre contemplam diversos benefícios aos seus praticantes, podendo oferecer atrações para quem procura por um dia sossegado e também para quem está em busca de adrenalina. E, no Estado de Santa Catarina, poucos lugares podem ser tão apreciados para um passeio entre amigos, em família ou para excursões escolares como o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.
Afinal de contas, o local é a maior área de conservação do Estado, cuja extensão chega a abranger nove 9 municípios catarinenses. Ou seja: está ao alcance de milhares de pessoas em busca de um novo atrativo para se divertir ao redor de muitos encantamentos naturais.
Quer saber mais a respeito do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e algumas de suas principais atrações — como a presença de mais de 100 espécies de aves? Acompanhe-nos, então, com a leitura deste artigo!
O que é o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro
Com quase 88 mil hectares de área conservada — o que totaliza cerca de 1% de todo o território catarinense —, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro nasceu a partir do Decreto n° 1.260/75, estando situado entre os seguintes municípios:
- Florianópolis;
- Palhoça;
- Santo Amaro da Imperatriz;
- Águas Mornas;
- São Bonifácio;
- São Martinho;
- Imaruí;
- Garopaba;
- Paulo Lopes.
Além disso, outras 9 ilhas fazem parte do território, o que expande a diversidade botânica do parque e, consequentemente, torna-o um dos lugares mais encantadores de Santa Catarina.
Reaberto ao público há pouco tempo (voltou às atividades públicas em 2015), o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro conta com uma trilha ecológica com 1 km de extensão e grau leve de dificuldade.
Com isso, pode ser a oportunidade de ingressar novos adeptos à prática do trekking, bem como a outras atividades ao ar livre, como o arvorismo e o rapel, entre outras.
Um rico projeto de conservação natural
Além dos atrativos naturais e da diversidade botânica, o projeto que mantém o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro aberto em 5 dias da semana (de quarta-feira a domingo) faz um enorme esforço em repovoar o local com animais que faziam parte daquele habitat.
Hoje em dia, já são mais de 600 animais presentes, como a capivara, o marreco selvagem, a anta, o jabuti e a arara, entre outros, que vivem em semi-cativeiro para serem soltos na natureza, assim que estiverem habituados ao lar.
Um capítulo à parte: mais de 100 espécies de aves
Mas, enquanto muitos visitantes se ocupam em observar os encantos que se concentram em seu campo de visão, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro oferece uma ampla e belíssima variedade de aves.
São pouco mais de 100 espécies que dão mais cor, harmonia e movimento ao parque, trazendo uma incrível experiência para quem gosta de abrir mão da caótica melodia urbana e se aventura nos encantamentos que a Grande Florianópolis tem a oferecer.
Entre algumas das espécies que trazem mais alegria ao Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, podemos destacar:
- Beija-flor;
- Bem-te-vi;
- Caburé miudinho;
- Canário-da-terra;
- Gavião;
- Jacutinga;
- João-de-barro;
- Pica-pau;
- Quero-quero;
- Sabiá;
- Sanhaço;
- Tangará;
- Tucano;
- Urutau;
- Viuvinha.
Quer saber quais outras espécies você pode encontrar no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro? Então, baixe, gratuitamente, o nosso Guia de Pássaros da Serra do Tabuleiro e conheça uma a uma, com as suas principais características!
Orientações e cuidados ao fazer o passeio
Por fim, vale acompanhar algumas orientações e cuidados para quem vai realizar um passeio — monitorado ou não — pelo Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, como:
- Use roupas leves e calçados apropriados para caminhadas;
- Use o repelente, nos dias mais quentes;
- Procure se manter nos caminhos delimitados para manter a diversão do passeio, apenas;
- Preserve a região e jogue o lixo no lixo;
- Ouça atentamente as orientações da equipe do parque.
Com isso, basta desfrutar de um passeio enriquecedor e cheio de atrativos. E, caso esteja em busca de mais informações a respeito do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, entre em contato conosco!
Comments