O Trekking ao Pico da Serra do Tabuleiro trata-se de uma ascensão em trilhas bem típica das serras catarinenses, recheadas de mata com visuais lindos dos campos de altitude e ainda, do litoral centro-sul do estado de Santa Catarina, incluindo a incrível vista da Ilha de Santa Catarina, ou seja, a capital catarinense Florianópolis!
O Pico é o ponto mais alto do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro com 1.237 metros acima do nível do mar. O Parque foi criado em 1975 e é a maior unidade de conservação do estado de Santa Catarina, com quase 90 mil hectares, ocupando apenas 1% do território do estado e abrange oito municípios: Florianópolis, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Bonifácio, São Martinho, Imaruí e Paulo Lopes. Sua biodiversidade é grande, começando desde os campos de altitude do interior até as restingas e manguezais do litoral e suas ilhas.
FICHA TÉCNICA:
DURAÇÃO: 02 dias e 01 noite
VAGAS: 4 a 10 participantes
ATIVIDADES: Trekking / Acampamento Selvagem
DIFICULDADE: Moderado
DISTÂNCIA TOTAL: 12Km (Ida e Volta) – ALTITUDE MÁXIMA: 1.260m.a.n.m.
LIMITE DE IDADE: A partir de 16 anos. (Acompanhado e/ou com autorização dos pais ou responsável)
NÚMERO DE GUIAS: 01 + 01 Auxiliar / Cozinheiro
MELHOR ÉPOCA: Inverno * –* Sujeito a alterações, conforme condições climáticas.
ATRATIVOS NATURAIS:
Localizado em uma região estratégica, única e muito especial da Mata Atlântica, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro possui uma ampla diversidade de habitats. Cinco das seis grandes formações vegetais do bioma Mata Atlântica encontradas no Estado estão representados no Parque. Por essa razão, ele abriga uma biodiversidade ainda maior que seus 84.130 hectares poderiam sugerir.
A floresta ombrófila densa, riquíssima em plantas epífitas, cobre as serras e ocupa a maior parte da área do Parque. Nas encostas superiores da serra, envolta em neblina formada pela condensação da umidade que chega do mar, aparece a matinha nebular. Nas partes mais altas do Parque se faz presente a floresta ombrofila mista (floresta com araucárias) e os campos de altitudes. Cada ecossistema tem sua fauna e flora características, assim como suas espécies dominantes. As ilhas costeiras que fazem parte da unidade também apresentam suas singularidades
Essencial para a proteção desses ecossistema e toda sua biodiversidade, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro também é de extrema importância por outros motivos.Protegidas pela exuberante vegetação da unidade estão as nascentes de rios como o da Vargem do Braço, Cubatão e D’Una. Esses rios fornecem água para grande parte dos domicílios da Grande Florianópolis e do litoral sul do Estado. O Parque atua ainda, devido a suas características de solo, relevo e vegetação, com um importante regulador climático para essas regiões.
Dentro da área do Parque no município de Palhoça, está a Baixada do Maciambu. Essa planície, que comporta uma das mais expressivas paisagens de restinga do litoral brasileiro, é formada por cordões arenosos na forma de semicículos, resultantes das oscilações do nível do mar durante milhares de anos. A região e considerada, por isso, importante monumento geológico.
Por suas características, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro é um campo de pesquisas incomparável. Localizado próximo a grandes centros urbanos, possui um enorme potencial de lazer, associando o turismo ecológico à educação ambiental.
COMO CHEGAR:
De automóvel: O acesso é feito pela rodovia BR-101. Para quem vem do Norte o acesso se dá poucos quilômetros após a entrada principal de Florianópolis, já no município de Palhoça, onde haverá um trevo e você deve convergir a sua direita, sentido BR 282. O trevo de acesso a Sto. Amaro da Imperatriz está a cerca de 20km / 25 minutos. Para quem vem do Sul deve usar o mesmo acesso, mas neste caso, o trevo estará a sua esquerda, antes de chegar ao acesso principal de Florianópolis.
De avião: A melhor opção é pegar um avião até Florianópolis e continuar a viagem de ônibus até Sto. Amaro da Imperatriz. O aeroporto de Florianópolis possui opções de vôos para diversas cidades Brasileiras.
De ônibus: A empresa que faz a linha Florianópolis/Palhoça é a Paulotur, que sai do Terminal Central de Florianópolis, próximo à rodoviária. Os horários variam das 7h às 20h20. O telefone da Paulotur é o (48) 3244-2777.
Distâncias: Curitiba 320 Km – Florianópolis 20 Km – São Paulo 718 Km – Rio de Janeiro 1.150 Km
ENDEREÇO “BASE TARTARUGAS”: Rod. Princesa Leopoldina, 3355, Caldas – Santo Amaro da Imperatriz – SC
PROGRAMAÇÃO:
Dia 1:
8h – Encontro do grupo para um breve café na Base do Tartarugas Turismo de Aventura / Hotel Plaza Caldas da Imperatriz (Sto. Amaro da Imperatriz SC) – Últimos preparativos e fechamento das mochilas.
9h 30min – Deslocamento em Kombi até o início da trilha
10h – Início do Treking (5 – 6h de caminhada) – Monta-se acampamento – Lanche
19h – Janta – Confraternização
Dia 2:
7h – Café da Manhã no acampamento e tempo livre para descansar, fotografar e para leves caminhadas nos campos de altitude. Acorde cedo para ver as lindas imagens do nascer do sol atrás da Ilha de Santa Catarina – Florianópolis!
10h – Início do Treking de retorno ao vale. (3 – 4h de caminhada)
15h – Expectativa de chegada à Base dos Tartarugas / Hotel Plaza Caldas – Fim dos Serviços
PRÉ REQUISITOS:
- Condicionamento físico e de saúde compatíveis com a atividade a ser praticada. Espera-se bom preparo físico.
- Restrições médicas: No formulário de inscrição solicitamos que se informem alguns dados clínicos. Cada um deve estar ciente que são responsáveis por eles mesmos e por outros membros do grupo nas regiões mais remotas e arredores dos acampamentos.
IMPORTANTE:
- Nosso pequeno grupo garante um baixo impacto ambiental. Nosso principal interesse é a segurança do grupo, mas também, de respeito à natureza e cultura local;
- Respeitem os moradores, propriedades privadas e cultura local acima de tudo!
- Todo o lixo produzido deve ser mantido com cada participante. Minimize os impactos ambientais usando produtos com o mínimo de embalagens, sem deixar vestígios e mantendo todas as fontes de água límpidas.
INCLUI (+):
- Líder & Guia Profissional
- Auxiliar & Cozinheiro
- Toda estrutura de cozinha: Fogareiros, panela, gás, etc
- Seguro (http://aventurabrasilseguros.com.br/?page_id=138)
- Alimentação (01 Lanche + 01 janta + 02 cafés da manhã)
- Tenda cozinha e Equipamentos de cozinha pessoal / individual
NÃO INCLUI (-):
- Transporte até Sto. Amaro da Imperatriz – Hotel Plaza Caldas da Imperatriz / Base Tartarugas Turismo de Aventura)
- Alimentação extra (Sua comida de trilha: barras de cereal, chocolates, etc.) *Você deve trazer!
- Vestuário pessoal – Venha preparado para o calor, para o frio, vento e chuva!
- Equipamento de camping (Dispomos equipamentos para aluguel, consulte)
CHECK LIST – O que Levar:
O que vestir:
- Vestuário 1ª Camada (Controle Térmico e Higienização do Corpo) = 1 Calça e 1 Blusa 2ª Pele Térmica para o frio. NÃO ALGODÃO!
- Vestuário 1ª Camada (Controle Térmico e Proteção UV) = 1ML e 1MC Camisas Proteção UV para dias quentes. NÃO ALGODÃO!
- Vestuário 2ª Camada (Isolamento Térmico / Aquecimento) = 1-2 Blusa MicroFleece / Pura Lã / Fibra Sintética / Pluma de Ganso. NÃO ALGODÃO!
- Vestuário 3ª Camada (Proteção / Impermeabilização contra chuva e vento) = 1 Jaqueta e 1 Calça “Anoraque” Impermeável para dias chuvosos e/ou frio. Item de EXTREMA IMPORTÂNCIA!
- Botas para caminhada – Impermeáveis & Respiráveis!
- 3 pares de meias grossas. Fibras sintéticas e/ou Pura Lã. NÃO ALGODÃO!
- Acessórios: Chapéu / Boné / Viseira / Gorro / Luvas
- Óculos de sol (Opcional) – Se trouxer, use tirantes para evitar a perda e degradação
- Sistema Pessoal de Hidratação: Garrafa, cantil, mochila de hidratação = Mínimo 1L
- Protetor / Bloqueador solar esportivo e/ou de grande resistência à água e suor
- Protetor labial
- Repelente de insetos
- Mochila de no mínimo 40L – (Estilo Cargueira – Com fitas barrigueiras) * Você vai carregar tudo em sua mochila: Seu Saco de Dormir + Roupas + Metade de sua Barraca (Dividindo com seu parceiro) + Água + Isolante térmico (por fora da mochila) + Itens pessoais + Uma porção da alimentação geral do grupo = Peso aproximado que você irá carregar: 7 a 10kg!
Para Acampar:
- Barraca de Ataque (2 pessoas) – Leve e resistente ao vento e chuva
- Isolante/colchonete Térmico
- Saco de Dormir entre +5ºC e -5ºC (Temperatura de transição/conforto)
- Lanterna de cabeça
- Bastão(ões) de caminhada
- Kit PESSOAL de Talheres: Canivete, Colher, Garfo, Caneca e Pote
CONSIDERAÇÕES:
Importantes detalhes a serem considerados para todos e sua participação neste programa e o que esperamos de nossos participantes:
- Flexibilidade e senso de humor farão sua viagem se tornar ainda mais agradáveis.
- Não crie expectativas de que tudo ocorra com perfeição ou previsão, mas sim, espere viver dias intensos;
- Faça sua parte no trabalho em grupo;
- Tenha atitude mental positiva em situações inesperadas;
- Entender que todas as atividades na natureza podem indicar risco;
- O programa pode ser modificado em qualquer estagio devido às condições de tempo (decisão do guia) que possam afetar a segurança do grupo;
- Sugerimos que você venha com a mente aberta ao programa que você escolheu. Sem falsas expectativas em relação ao destino, ou, você poderá acabar até mesmo se desapontando.
- Você deve considerar mudanças de tempo: chuvas fortes, ventos,
- Nós, não queremos deixar nenhum traço da nossa visita, praticaremos atos baseados em princípios éticos ambientais na intenção de minimizar todo e qualquer impacto ambiental.
RISCOS ENVOLVIDOS:
- Queda de materiais pessoais: máquinas fotográficas, equipamentos de filmagem, óculos de sol ou de grau entre outros (Risco do participante).
- Lesões leves, graves ou gravíssimas pelo não cumprimento das orientações do guia;
- Escorregamentos, escoriações, arranhões, pequenas queimaduras, entre outros.
Tour Reviews
There are no reviews yet.
Leave a Review