Curso: Condutor de Turismo de Aventura – competências mínimas

Natureza: Curso Livre

Tipo do Curso: Capacitação

Descrição Geral: O curso de Condutor de Turismo de Aventura foi elaborado e fundamentado a partir da ABNT NBR 15285, norma publicada em 2005, que trata de condução de clientes em atividades de turismo de aventura. Este curso estabelece os resultados esperados comuns e as competências mínimas para condutores de atividades de Turismo de Aventura, independentemente de qual atividade esteja sendo praticada dentro desta área.

Objetivo: Qualificar condutores para que sejam capazes de prestar serviço na área de turismo de aventura com qualidade e segurança.

Programa:

Carga horária: 24 horas, divididas em aulas práticas e teóricas.

Horário: das 9h às 18h. 

Local: O curso ocorrerá na Base Caldas da Tartarugas, localizada no município de Santo Amaro da Imperatriz/SC. Perfil de

conclusão: O profissional formado neste curso dotará de conhecimento para:

a) o atendimento e a condução do cliente na prática de turismo de aventura;

b) a prestação de um serviço de qualidade;

c) a planejar a segurança das atividades de aventura;

d) os cuidados com o meio ambiente e as comunidades envolvidas.

Conteúdo programático:

1 Legislação: Normas técnicas. Direito ambiental. Responsabilidade civil e criminal. Código de defesa do consumidor. Legislação de segurança no trabalho.

2 Planejar a atividade de turismo de aventura: Planejamento de rotas e medidas de emergência. Escolha e preparação de itinerário. Planejamento de adversidades. Análise de perigos e riscos. Utilização adequada de equipamentos.

3 Aplicar técnicas elementares de orientação e navegação: Leitura dos pontos cardeais. Interpretação básica de cartas topográficas, mapas – legenda e simbologia, escala, curva de nível. Utilização de bússola. Orientação e interpretação de sinais naturais climáticos.

4 Liderar grupos: Técnicas de condução de grupos e integração. Estratégias de comunicação e técnicas de instrução para grupos. Mediar conflitos. Lidar com situações adversas ou não rotineiras.

5 Técnicas mínimas e práticas necessárias para a realização de atividade de turismo de aventura: Técnicas de instrução relacionadas às atividades a serem praticadas. Preleção. Linguagem e tratamento adequado. Comunicar as informações de forma correta e completa. Instruir quanto a procedimentos de emergência aplicáveis. Instruir quanto a procedimentos de mínimo impacto socioambiental aplicáveis. Instruir quanto ao uso adequado dos equipamentos.

6 Assegurar o bem-estar e a segurança do cliente: Gerenciamento de perigos e riscos. Fatores que contribuam para acidentes. Regras de convívio entre os membros do grupo. Observar sinais de desgaste físico e emocional. Recomendar alimentação e vestuário adequados à atividade. Assegurar o fornecimento de informações sobre medidas de emergência consideradas.

7 Gerenciar situações de emergência: Avaliar situações de emergência. Controlar os grupos. Providenciar recursos ou suporte. Garantir o bem-estar dos turistas em situações adversas. Cuidar de sua sobrevivência.

8 Prevenção de impactos ambientais e sociais decorrentes das atividades de turismo de aventura: Aplicar práticas de mínimo impacto. Sensibilizar e orientar o grupo. Promover práticas de conservação.

9 Assegurar a satisfação do cliente: Informar sobre as características genéricas da atividade, antes do seu início. Manter o cliente motivado e interessado na programação. Manter o cliente informado sobre aspectos específicos durante a atividade. Receber  reclamações e sugestões e dar o tratamento adequado.

10 Apresentação pessoal e postura profissional: Higiene, aparência, postura corporal e disposição física. Manter limite de relacionamento afetivo durante a atividade. Lidar com situações constrangedoras. Usar linguagem e tratamento apropriados. Manter postura ética e profissional.

 Inclui: Material Didático Prática de arvorismo, Hikking (caminhada) e Canionismo Uma alimentação diária Taxas Equipamentos de uso coletivo e individual Seguro individual Certificado Professor / Instrutor especializado

O que não inclui: Transporte Equipamentos individuais;

Obrigatórios: tênis para molhar, calçado para caminhada, roupa confortável, roupa para molhar e mochila. Sugestão de equipamentos individuais: mochila, bota para caminhada, bastão de caminhada, anorak, capa de chuva, agasalho, lanterna, repelente, boné, protetor solar e lanche.

 

 

Tour Reviews

There are no reviews yet.

Leave a Review

Rating