E.E.A.L – Educação Experiencial ao Ar Livre

O que é: Os objetivos e o planejamento dos programas são acordados juntamente com a escola e visam o complemento e reforço do trabalho institucional. Fundamentados na educação experiencial, os programas escolares tem possibilidade de alcançar:

Flexibilidade, auto-suficiência e superação de obstáculos;
Convívio com a diversidade, reconhecimento de potenciais e superação de dificuldades pessoais;
Comunicação, liderança e trabalho em equipe.

Proporcionar momentos de lazer e entretenimento;
Trabalhar a maturidade, autoestima e autoconfiança.

Desenvolver vínculo entre alunos e professores;
Integração entre equipes;
Trabalhar valores éticos e socioambientais.

Programa EEAL Nature

trilhas-plaza-caldas-7jan15IMG_9440

Integração por meio do contato com a natureza, onde atividades ao ar livre proporcionam momentos de entretenimento e lazer, estimulando competências individuais resultantes destas atividades. É possível ainda incrementar as atividades de acordo com uma necessidade específica da escola.

Metodologia:

Atividade de superação no maior percurso de arvorismo do sul do Brasil.
Palestra com Biólogo Fernando Maciel Bruggemann Sobre a biodiversidade da serra do Tabuleiro.
Trabalho de coach em cima de competências comportamentais.

 

Programa EEAL Nature Plus

Desenvolvimento de atividades para refletir os desafios de se trabalhar e viver em grupo, criando e implementando situações cuidadosamente planejadas. Após cada exercício, os instrutores da TARTARUGAS incitam discussões que ajudam os participantes a relacionar estes desafios às circunstâncias pertinentes em suas vidas.

 

As atividades propostas poderão ter como objetivo uma situação extraclasse, de entretenimento e lazer, como também são capazes de abordar, de maneira alternativa, temáticas curriculares e estimular habilidades específicas de cada faixa etária. Os programas podem ter duração de 4 horas ou até mesmo de dias, conforme a formatação necessária. Instrutores altamente capacitados auxiliam o grupo de alunos a percorrer trajetos em ambientes naturais, transferindo-lhes gradativamente as responsabilidades e decisões e neste contexto, muitos conteúdos educacionais são abordados e desenvolvidos. Solidariedade, responsabilidade, educação ambiental, autoconhecimento, liderança, cuidados com a saúde, auto-suficiência, superação de obstáculos, trabalho em equipe, interação e comunicação estão entre os conteúdos facilmente trabalhados neste contexto.

 

Existem ainda, programas especiais para equipes de professores, com o objetivo trabalhar a maior integração entre a equipe, reflexão sobre o papel de professor e necessidades específicas de cada grupo.

Entre em contato e saiba o que a Tartarugas pode oferecer para sua escola.