Olá,
Me chamo Guilherme e sou coordenador de Projetos da Empresa Tartarugas Espirito de Aventura. Hoje decidi esclarecer algumas duvidas frequentes de muitos que entram em contato com o desejo de construir um circuito de arvorismo ou tirolesas.
Primeiramente parabenizo os que tem vontade de construir ou trabalhar com estas atividades que vem ganhando força com o passar dos anos e trazendo vivencias de superação , autodescoberta e integração com a natureza aos praticantes.
Neste Post Criei os passos de algumas etapas importantes na hora de desenvolver um circuito de Arvorismo e tirolesa que até mesmo se aplicam em outras modalidades dentro de parques de aventura.
Breve historia Arvorismo:
Atividade Foi criada na costa rica nos meados dos anos 80, aonde pesquisadores utilizavam sistemas de passarelas com cordas, cabos e equipamentos de alpinismo para transitar entre a copa das arvores já que passavam muito tempo estudando a fauna e flora. Após alguns anos essa atividade se tornou uma pratica esportiva hoje muito encontrada em parques , Resorts e pousadas ou empresas de turismo de aventura.
1- Analisando o terreno e Criando o Projeto
Se você já tem a propriedade ou local aonde deseja montar os circuitos , estude bem o tipo de terreno, Verifique se o solo não é encharcado demais ou muito pedregulhoso para cavar no caso de utilização de postes artificiais. No caso de utilizar arvores, certifique-se de que as mesmas são resistentes e com raízes profundas. Também vale a pena conferir as Leis ambientais da região para saber se permite-se utilizar as arvores caso forem arvores nativas, no caso de Arvores como Pinus e Eucalipto não se tem nenhum problema pois são arvores exóticas. Já fez a analise? agora basta procurar algum projetista para planejar o desenho do circuito com as plataformas e atividades que podem ser acrobáticas ou contemplativas de acordo com o publico que se deseja atender.
2- Normas técnicas de implantação e operação
Para que o projeto seja considerado um projeto seguro e sustentável deve-se seguir os princípios das normas ABNT que estipulam o modo e o material que deve ser utilizado na montagem com suas cargas de ruptura. Também um ART de engenheiro para certificar que o material usado no circuito de arvorismo resiste muito mais do que a carga que sera submetido e caso venha a ser um circuito com fins comerciais tenha aprovação do corpo de bombeiros local.
Referencias normativas: ABNT NBR 15508 parque de arvorismo | ABNT NBR 15502 Técnicas Verticais.
Converse com os bombeiros da regiam para consultar as leis do município
3- Custo médio de implantação de um circuito de arvorismo:
O custo médio de Implantação do circuito de arvorismo varia um pouco de acordo com a dificuldade de acesso e preço de material na região aonde o circuito esta sendo implantado mas a média é de R$5.000 por atividade contando a plataforma de saída e o obstáculo. Este calculo já com material e mão de obra que como mencionado podem variar para menos ou para mais dependendo da dificuldade de acesso ao local e fornecedores de sua região para o material.
No caso de circuitos feito em arvores se economiza no uso de postes auto clavados, mas se exige o monitoramento das arvores para que no processo de crescimento não sejam estranguladas ou quebrem as plataformas.
Obs: os valores não comtemplam despesas logísticas como fretamento de material entre outros..
4-Operação
Para a Operação de um circuito de Arvorismo se necessita ter um CNPJ aberto com o CNAE para turismo de aventura ,equipamentos de segurança que atendam as normas ABTN e Instrutores capacitados em técnicas verticais e resgate. Nós da Equipe Tartarugas Oferecemos Cursos de formação na área do turismo de aventura. Se deseja conhecer nossos cursos CLIQUE AQUI .
Espero ter ajudado a sanar algumas duvidas e caso tenham mais alguma podem entrar em contato comigo Whatsapp (48)9 9661-6751 ou acessar a pagina de Consultorias e projetos .
Gratidão !
Comentários