Como Montar um Circuito de Arvorismo

Como Montar um Circuito de Arvorismo

Olá,
Me chamo Guilherme e sou coordenador de Projetos da Empresa Tartarugas Espirito de Aventura. Hoje decidi esclarecer algumas duvidas frequentes de muitos que entram em contato com o desejo de construir um circuito de arvorismo ou tirolesas.
Primeiramente parabenizo os que tem vontade de construir ou trabalhar com estas atividades que vem ganhando força com o passar dos anos e trazendo vivencias de superação , autodescoberta e integração com a natureza aos praticantes.
Neste Post Criei os passos de algumas etapas importantes na hora de desenvolver um circuito de Arvorismo e tirolesa que até mesmo se aplicam em outras modalidades dentro de parques de aventura.

Breve historia Arvorismo:

Atividade Foi criada na costa rica nos meados dos anos 80, aonde pesquisadores utilizavam sistemas de passarelas com cordas, cabos e equipamentos de alpinismo para transitar entre a copa das arvores já que passavam muito tempo  estudando a fauna e flora. Após alguns anos essa atividade se tornou uma pratica esportiva hoje muito encontrada em parques , Resorts e pousadas ou empresas de turismo de aventura.

1- Analisando  o terreno e Criando o Projeto

Se você já tem a propriedade ou local aonde deseja montar os circuitos , estude bem o tipo de terreno, Verifique se o solo não é encharcado demais ou muito pedregulhoso para cavar no caso de utilização de postes artificiais. No caso de utilizar arvores, certifique-se de que as mesmas são  resistentes e com raízes profundas. Também vale a pena conferir as Leis ambientais da região para saber se permite-se utilizar as arvores caso forem arvores nativas, no caso de Arvores como Pinus e Eucalipto não se tem nenhum problema pois são arvores exóticas. Já fez a analise? agora basta procurar algum projetista para planejar o desenho do circuito com as plataformas e atividades que podem ser acrobáticas ou contemplativas de acordo com o publico que se deseja atender.

2- Normas técnicas de implantação e operação

Para que o projeto seja considerado um projeto seguro e sustentável deve-se seguir os princípios das normas ABNT que estipulam o modo e o material que deve ser utilizado na montagem com suas cargas de ruptura. Também um  ART  de  engenheiro para certificar  que o material usado no circuito de arvorismo resiste muito mais do que a carga que sera submetido e  caso venha a ser um circuito com fins comerciais tenha aprovação do corpo de bombeiros local.
Referencias normativas: ABNT NBR 15508 parque de arvorismo | ABNT NBR 15502 Técnicas Verticais.
Converse com os bombeiros da regiam para consultar as leis do município

3- Custo médio de implantação de um circuito de arvorismo:

O custo médio de Implantação do circuito de arvorismo varia um pouco de acordo com a dificuldade de acesso e preço de material na região aonde o circuito esta sendo implantado mas a média é de R$3.500 por atividade contando a plataforma de saída e o obstaculo. Este calculo já com material e mão de obra que como mencionado podem variar para menos ou para mais.
No caso de circuitos feito em arvores se economiza no uso de postes auto clavados, mas se exige o monitoramento das arvores para que no processo de crescimento não sejam estranguladas ou quebrem as plataformas.

4-Operação

Para a Operação de um circuito de Arvorismo se necessita ter um CNPJ aberto com o CNAE para turismo de aventura ,equipamentos de segurança que atendam as normas ABTN e Instrutores capacitados em técnicas verticais e resgate. Nós da Equipe Tartarugas Oferecemos Cursos de formação na área do turismo de aventura. Se deseja conhecer nossos cursos CLIQUE AQUI .

 

Espero ter ajudado a sanar algumas duvidas e caso tenham mais alguma podem entrar em contato comigo  Whatsapp (48)9 9661-6751 ou acessar a pagina de Consultorias e projetos .

Gratidão !

Comentários

Deixe uma resposta