Por que as Pessoas que Praticam Atividades ao Ar Livre são Melhores no Trabalho

Por que as Pessoas que Praticam Atividades ao Ar Livre são Melhores no Trabalho

Pessoas que praticam atividades ao ar livre são melhores no trabalho

Mais que um momento de descontração e lazer, as atividades ao ar livre também têm sido idealizadas como uma peça-chave para desenvolver as qualidades profissionais de sua equipe, sabia?

Os benefícios, inclusive, são tão variados quanto facilmente moldáveis de acordo com as características dos seus colaboradores, podendo servir como um complemento eficaz para desenvolver diferentes habilidades de cada um deles.

Quer entender um pouco mais por que as pessoas que praticam atividades ao ar livre são melhores no trabalho? Então, continue com a leitura deste post!

Aperfeiçoamento da comunicação em equipe

Em muitas empresas, independentemente do seu porte ou segmento de atuação, existem barreiras comunicativas que dificultam a organização, integração e a produtividade entre os colaboradores.

E, ao praticar atividades ao ar livre em grupo, como montanhismo, rafting ou mesmo através de convidativas trilhas espalhadas pela Grande Florianópolis, é possível trabalhar essas carências ou desafios encontrados no dia a dia corporativo.

A começar pela experiência social da atividade em si: todos passando pela mesma situação e tendo que unir seus esforços para chegar à conclusão do exercício proposto. Isso faz com que as pessoas dialoguem mais, entendam o lado do outro e comecem a equilibrar melhor os seus interesses em prol do grupo.

Essas qualidades, portanto, podem ser transpostas para o ambiente de trabalho, visando a compreensão melhor de todas as etapas do processo produtivo, visando resultados cada vez melhores nos projetos.

Facilita a organização e delegação de atividades

Da gestão aos colaboradores cobrados diariamente por mais produtividade, pode existir um elemento em comum que interfere na qualidade dos resultados: a falta de organização.

Ao organizar atividades ao ar livre, os monitores e os participantes encontram um papel elementar na realização do exercício — como acontece no rafting —, tendo que fazê-lo da maneira correta para não atrapalhar os movimentos anteriores e posteriores dos colegas.

Sem falar que fica mais claro a necessidade em se organizar, delegar tarefas e responsabilidades para cada um, o que permite uma visão ampla do projeto e em entender por que dividi-lo em etapas.

Exercita a criatividade

Nem toda solução vive equilibrada em extremos: muitas delas, inclusive, podem ser resolvidas de diferentes maneiras, trazendo agilidade, resultados melhores e otimização no processo.

Isso se repara, por exemplo, ao fazermos montanhismo — identificando as melhores passagens em cada trecho — ou mesmo em canionismo. Consequentemente, a criatividade utilizada nas atividades ao ar livre pode ser levada, também, para os corredores corporativos.

Mais responsabilidade nas decisões

Inconsequência demais — e prudência em excesso — são difíceis de trabalhar em sua rotina profissional.

Ao colocar-se em risco por meio de atividades controladas, você passa a identificar como pode avançar — nos projetos corporativos e em um campo de paintball —, a tomada de decisão fica mais objetiva, clara em sua mente e ágil também.

Mais diversão e respeito em geral

Por fim, é importante ressaltar o papel da diversão nas atividades ao ar livre — e como elas podem se traduzir em um ambiente de trabalho mais harmônico, produtivo e leve.

Isso porque, em primeiro lugar, essas atividades ajudam a deixar o estresse para trás, queimando essa energia acumulada. Além disso, ajuda a contribuir para a percepção mais ativa sobre respeitar o próximo.

E, por respeito, queremos dizer na compreensão dos desafios que os outros membros da equipe enfrentam, das qualidades de cada um e como aprimorar todas essas qualidades, para serem usadas de maneira benéfica no dia a dia corporativo.

Dessa maneira, pensar em atividades que fogem às estressantes situações cotidianas pode ser uma solução e tanto para desenvolver um ambiente de trabalho mais respeitoso, harmônico e produtivo.

Quer saber mais como desenvolver esse tipo de projeto e alinhá-lo com o perfil dos seus profissionais? Então, confira a nossa agenda de consultoria e projetos e entre em contato conosco para alinharmos uma solução produtiva para os seus objetivos e necessidades!

Comentários

Deixe uma resposta