4 Razões para Realizar Passeios Escolares com Atividades na Natureza

4 Razões para Realizar Passeios Escolares com Atividades na Natureza

A tecnologia fez sua raiz nos hábitos sociais do século 21 e, atualmente, é difícil passar um dia sequer sem checar os e-mails, atualizar o status nas redes sociais ou mesmo para realizar uma tarefa escolar ou projeto profissional.

No entanto, no que tange o desenvolvimento das mentes jovens de hoje, os passeios escolares pautados em atividades na natureza ainda são altamente convidativos e importantes!

Afinal, muitos dos benefícios que tais exercícios ao ar livre promovem (físicos e psicológicos) só são proveitosos sob o calor do sol, e não através de uma tela de computador ou smartphone.

Quer saber por que vocês deveriam realizar mais passeios escolares com atividades na natureza? Nós explicamos, logo abaixo. Acompanhe!

1. Ajuda a estimular e desenvolver os 5 sentidos

Quem se lembra daquela sensação da sola dos pés, descalços, sobre o cômodo calor da grama? Ou mesmo de nadar no lago, sentir o suor escorrer enquanto a diversão está em pauta e observar a grandiosidade do mundo alguns metros acima do solo, entre galhos de árvores?

Pois então, os passeios escolares com atividades na natureza resgatam essas deliciosas sensações com segurança, aventura e muita informação educativa. E, além disso, com qualidades que ajudam a estimular todos os nossos sentidos, como o tato, o olfato, o paladar, a visão e a audição.

Por exemplo: passeios escolares baseados em atividades como o arvorismo, o rafting e até mesmo o trekking, há como ensinar e entreter na mesma proporção. E garantir que a criançada sinta, na pele, sensações que uma tela de computador não consegue proporcionar.

2. Equilibra o convivi com a natureza com educação

Como mencionamos, atividades na natureza são ótimas opções de passeios escolares porque conseguem equilibrar bem as qualidades de um conteúdo pedagógico com responsabilidade ambiental e informação à base de divertimentos múltiplos.

É possível, por exemplo, conciliar conceitos de geografia, historia, biologia e até mesmo física em um passeio de tirolesa, arco e flecha, canionismo e, até mesmo, rapel.

Sem falar, é claro, no reforço à segurança da criançada, cujos passeios são 100% monitorados e assistidos por profissionais treinados e acompanhados de equipamentos que reafirmam e garantem a integridade dos pequenos — que vão apenas se concentrar em aprender enquanto se divertem.

3. Desenvolve as qualidades interpessoais e sociais

Pode não parecer, em um primeiro momento, mas levar a educação para fora das telas de computador e salas de aula é uma experiência social que estimula o convívio.

Ainda mais quando falamos em atividades em grupo, como é o caso do canionismo, do rafting ou mesmo do paintball.

Isso ajuda a criar e estimular novas experiências e vivências, sem falar que incentivam o bom comportamento delas por de educação e bastante aventura. Isso faz, gradativamente, com que as crianças respeitem mais a si mesmas, ao próximo e também à natureza.

4. Traz benefícios múltiplos à saúde

É inegável, por fim, que o desenvolvimento e aperfeiçoamento de qualidades pessoais, o respeito ao próximo e à natureza e o estímulo a uma vivência educadora e divertida são qualidades impactantes em um passeio escolar com atividades na natureza.

Mas não nos esqueçamos que essas atividades são altamente benéficas para o corpo e mente das crianças. Pois elas respiram um ar mais puro, exercitam-se, aprendem e aliviam qualquer carga emocional com atividades.

Por isso, do arco e flecha ao arvorismo, há muito do que se aproveitar ao realizar passeios escolares com atividades na natureza.

E, caso queira saber como proporcionar essa rica experiência para os seus alunos e filhos, entre em contato conosco e confira as condições diferenciadas que preparamos para garantir diversão, informação e segurança à criançada!

Comentários

Deixe uma resposta