Vamos falar de Férias?

Vamos falar de Férias?

Uma pesquisa realizada no Reino Unido, intitulada “Holiday Health Experiment”, constatou que as férias, como o fato de se desligar por alguns dias da rotina de trabalho e responsabilidades do cotidiano, traz inúmeros benefícios para a saúde.

Os testes indicaram que houve “diminuição nos níveis de glicose no sangue, diminuição do risco de diabetes, redução de medidas, melhora do humor e dos níveis de energia” daqueles que desfrutaram do descanso anual. A ciência estuda e nós vamos tratar de falar sobre “Férias”, pois bem-estar e satisfação é muito bom e a gente gosta. Combinado?

Opa! Seria “em férias” ou “de férias”?

Antes de mais nada, abrimos parênteses para esclarecer uma dúvida de muitos. Afinal de contas, segundo a língua portuguesa, seria correto entrar “de férias” ou “em férias”? Anime-se e relaxe! Nesse caso, qualquer uma das opções são consideradas corretas.

Epa! Claro que há uma “pegadinha”, portanto fiquemos espertos! Caso a palavra “férias” estiver acompanhada de uma adjetivo (aquelas palavras que indicam atributo, qualidade, quantidade ao substantivo) usamos o “em férias”. Por exemplo:

  • Estamos, a partir de hoje, em merecidas férias.
  • Chegou o período tão esperado de entrarmos em férias coletivas.

OK. Pode-se concluir que o importante é estar “de bem” com as férias e “de boas” com a Vida.

Sendo assim, encerrando nossa conversa sobre o uso correto do português, passamos para o aproveitamento correto de suas férias.

Seria bacana entendermos onde tudo parece ter começado. Vamos Lá! Recorreremos à Bíblia, entre as mais antigas escrituras (considerando como um registro histórico), que relata no Gênesis, que no sétimo dia o próprio Deus descansou, tendo terminado todo a sua obra. Agora me diz, amigo leitor, não teria sido essa uma das mais maravilhosas ideias? Termina o trabalho e vamos ao descanso! Foi assim, nos parece, que tudo começou…Que venham as Férias!

Alguns autores defendem ainda, que a expressão “férias”, propriamente dita, vem da palavra “feriae”, que significava para os romanos (século III), repouso de honra dos deuses, dia do descanso ou das festas.

Mais uma conclusão: As férias têm finalidade essencial de recarregar energia

A importância das férias para o ser humano é tão reconhecida que muitos países passaram a tornar o direito de descanso, uma concessão garantida pela legislação. O Brasil determina por Lei, o direito de todos os trabalhadores à férias, por meio artigo 7º, inciso XVII da Constituição da República Federativa do Brasil. Uffa! Que baita Lei!
Não se pode esquecer das férias escolares. Os estudantes também precisam “recarregar as baterias” (analogia conveniente, em tempos de smarthphones e afins). Afinal, como no ambiente de trabalho, o ambiente escolar também requer uma pausa para descanso.

No mundo, essas pausas variam de país para país e são determinadas por fatores climáticos e culturais. Na maior parte dos países, as férias ficam entre 20 e 23 dias. A Organização Internacional do Trabalho – OIT, agência ligada a Organização das Nações Unidas – ONU, prevê por meio de uma convenção, o direito mínimo de três semanas de férias, durante o ano. A União Europeia determina, um mínimo de quatro semanas para os países membros.

Nem todo o planeta segue a convenção. Chineses e Nigerianos, por exemplo, precisam se contentar com cerca de 5 dias de férias. Por outro lado, Emirados Árabes e Iêmem são os países com mais dias de férias, com 30 dias uteis, segundo estudos do especialista de condições de trabalho da OIT, Jon Messenger.

No Brasil, as férias são contadas com 30 dias, no entanto, contam em seu período, finais de semana e feriados. Essas férias acontecem da segunda quinzena ao final de julho (inverno) e, da segunda quinzena de dezembro ao final da segunda quinzena de fevereiro (verão), tendo poucas alterações entre os Estados.

Dias, semanas ou meses… conta muito a qualidade que você dá para as suas férias

O que falar desses dias tão esperados por todos os trabalhadores e estudantes do mundo? O escritor José Saramago, num trecho de sua obra “Deste Mundo e do Outro”, diz o seguinte:
“Seja como for, os dias de férias ganham de repente um valor que os outros não tiveram. São dias totalmente disponíveis, à mercê da imaginação e das posses de cada qual. O tempo desligou-se da mecânica do relógio, é uma dimensão não delimitada, informe, um pedaço de barro diante das mãos que o vão modelar.”

Entrar no “estado de férias” é sair da rotina, como diz permitir-se a um nova “dimensão”, como definiu Saramago. Para essa nova “dimensão”, qual sua proposta? Já planejou suas férias?

O que fazer nas férias? Eis a questão!

As motivações e os destinos são muitos. Há os que preferem Cinema ou TV e Pipoca – os famosos “donos do sofá”, ou àqueles que dão tudo por um retiro zen, outros querem mesmo é desbravar novos caminhos, conhecer novas culturas, desafiar-se em atividades de aventura.

Como sugestão, uma “lista relâmpago” de ideias do que fazer nas férias:

  1. Se jogar numa viagem bacana;
  2. Ler livros, revistas, artigos;
  3. Fazer uma curso daqueles que pode despertar seu futuro hobby;
  4. Deitar na rede, sem medo de assumir a preguiça;
  5. Fortalecer relacionamentos, laços de família, amor e amizade;
  6. Dar uma repaginada na casa, no quarto, na garagem… (Ué? Cada um com suas vontades);
  7. Passear, passear, passear;
  8. Fazer aquela atividade de aventura que você já sonha faz tempo;
  9. Ficar em casa, “na boa”, no maravilhoso estilo “sombra e água fresca”;
  10. Pegar uma, duas, três sessões de cinema;
  11. Andar pelo seu bairro, visitar vizinhos, conhecer as casas e a redondeza;
  12. Mergulhar, sem medo, no mais profundo, absoluto e prazeroso “estado de Férias”.

Além dessas, te damos mais uma sugestão: Venha passar suas férias conosco! Entre em contato! A Tartarugas Turismo de Aventura espera por você!

Alguns links sobre o assunto:

43 atividades para fazer nas férias…: https://epoca.globo.com/vida/vida-util/comportamento/noticia/2014/12/b43-atividadesb-para-fazer-nas-ferias.html
Consolidação das Leis do Trabalho: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/Del5452.htm
China tem só 5 dias de férias por ano; saiba como são as regras no mundo…: https://economia.uol.com.br/empregos-e-carreiras/noticias/redacao/2014/11/25/china-tem-so-5-dias-de-ferias-por-ano-saiba-como-sao-as-regras-no-mundo.htm
As férias e o ócio criativo: https://www.elhombre.com.br/as-ferias-o-ocio-criativo/
30 dicas para curtir as férias: https://todateen.com.br/dicas-para-curtir-as-ferias/
Ciência comprova que tirar férias faz bem para a saúde: https://www.megacurioso.com.br/saude-e-beleza/35517-ciencia-comprova-que-tirar-ferias-faz-bem-para-a-saude.htm

Comentários

Deixe uma resposta