Esportes de aventura: quando a ação traz descanso à mente

Esportes de aventura: quando a ação traz descanso à mente

Os esportes de aventura têm sido objeto frequente de pesquisas científicas, fruto de reflexões sobre diversas áreas de estudo, seja na ótica da saúde, das relações sociais, dos fenômenos humanos, da relação homem-natureza e por uma infinidade de pontos de vista, levando-se em conta que é inegável o aumento dessa prática na atualidade.

Destacamos a pesquisa realizada pela professora e mestre em Educação Física, Ana Cristina Zimmermann, com foco atividades de aventura e qualidade de vida, quando ela afirma “Para descansar a mente é preciso levar o corpo para passear”, ou seja; é preciso ação do corpo para relaxamento da mente. A pesquisadora aprofunda essa relação, quando diz:

“As pessoas praticam determinadas atividades porque querem, porque têm vontade, porque se sentem bem.”

Partimos das constatações da professora Ana Cristina e buscamos saber um pouco mais sobre essa modalidade de esportes que, em muitos casos, torna-se um estilo de vida, visto que muitos denominam os esportes de aventura, como “um retorno à natureza”, “uma bomba de energia”, “uma forma de equilíbrio”, “adrenalina pura” e por aí vai…

Já que citamos a adrenalina, lembramos que é considerada um dos hormônios que mais impacto causa em nosso comportamento. A adrenalina também é o hormônio da ativação e do rendimento e, por esse motivo, tão relacionado aos esportes e com um “namoro especial” com os esportes de aventura. Inseri “namoro” no texto, pois a adrenalina, essa danadinha, entre tantas funções, nos faz estremecer quando estamos afim de alguém, ou quando estamos em perigo. Convenhamos que estas duas situações podem estar relacionadas a um mesmo “sujeito”. Correto?

Analogias irônicas à parte, visto que a adrenalina também desempenha função de neurotransmissor e que, se por um lado ativa os nossos mecanismos mais instintivos de sobrevivência; por outro lado nos faz cair em comportamentos de dependência ou possibilita casos de ansiedade ou estresse crônico. Há de se buscar equilíbrio.

Nesse sentido, é certo que a ciência já têm estudos que defendem a prática de esportes de aventura como um excelente forma de fazer com que a adrenalina seja uma aliada e não uma inimiga em situações de tensão ou descontrole emocional. Como seria isso? Simples, caros leitores, basicamente por meio de treinos, exercícios uma série de simulações.

Quando praticados, com orientação profissional e de maneira equilibrada, esportes de aventura proporcionam condições ideias para um vida saudável.

O Tartarugas Turismo de Aventura, entendendo todos esses fatores relacionados a importância do esporte de aventura e sua marcante característica de propor essa relação homem-natureza, se especializa a cada dia em buscar novas propostas de atividades individuais ou para grupos específicos em diferentes faixas etárias.

Esportes de aventuras são para os manos, para as minas, para o vovô, para a vovó, sobrinhos, sobrinhas – são para a toda a galera! Escolha o seu e venha ativar sua adrenalina de forma saudável!

Vamos falar do que o Tartarugas oferece para você em opções em esportes de aventura – nossa especialidade, nosso ofício, nossa paixão. A sede do Tartarugas fica estrategicamente situada entre rios incríveis, com cachoeiras surreais, fontes de águas termais e tudo de mais bacana que podemos imaginar da Mata Atlântica, por estar localizado na região que abrange o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. Um lugar que convida todos os dias para a ação e que abraça cada um, seja qual for o desafio.

Com todo esse ambiente propício, o Tartarugas convida você para “trazer seu corpo para passear e descansar sua mente”, em uma dessas atividades (visite nossos links e saiba mais):

Arvorismo – Travessias cuidadosamente elaboradas, pelas copas das árvores, incluindo obstáculos, tirolesas, pontes suspensas, rapel. Um sensação especial entre a fauna e flora. Diversos percursos com diferentes graus de dificuldade, com adequado aparato de segurança. Oferecemos também Arvorismo kids, numa proposta pensada cuidadosamente para as crianças.

Rafting – Desbravar águas, descidas em rios e corredeiras, em botes infláveis, essa é a proposta do Rafting. A palavra “raft”, significa “balsa”, em inglês. O rafting é normalmente realizado em grupos, que exercitam o companheirismo em manobras que dependem de todos. Uma aventura que explora as águas, seus movimentos, desníveis e sinuosidades. Para desvendar os mistérios da noite, na natureza, há opção do Rafting Noturno, ou expedições pelo Cânion Preto.

Arco e flecha – Uma tradição secular transformada em esporte, uma experiência que nos remete aos primórdios da humanidade. O arco, a flecha e a mira em um exercício de concentração, pontaria e equilíbrio.

Canionismo – Descidas e exploração de cânions, gargantas, desfiladeiros, incluindo técnicas de rapel, desescalada, transposição de obstáculos verticais e anfíbios, por meio dos relevos acidentados e rios. Uma aventura radical!

Rapel de Cachoeira – Também chamado de cascading ou cachoeirismo, o rapel de cachoeira, deriva do canionismo. É a descida vertical na queda de uma cachoeira, com uso de técnicas e equipamentos de rapel, alpinismo e cavernismo. A água e o paredão de rocha compõe o cenário para o rapel de cachoeira. O nível de dificuldade varia, de acordo com a queda de água a ser desbravada. Rapel de Cachoeira 35m, Rapel de Cachoeira 90m e Rapel de Cachoeira Kids estão disponíveis para cada escolha de aventura.

Trekking – Caminha ao ar livre, longas caminhadas ecológicas, expedições em meio à natureza, com orientação e acompanhamento de guia especializado e em trilhas pré-determinadas. Uma jornada onde pode-se escutar os pássaros e outros sons da natureza, respirar ar puro e ter um contato mais próximo como meio ambiente. Quando aos percursos, você pode optar pelo Trekking Pico do Cambirela e Trekking Pico do Tabuleiro. Recomendamos os dois, em momentos diferentes, pois são s trilhas sensacionais, no mais puro sentido da palavra.

Voo livre – Tudo de radical num voo onde o piloto utiliza contrastes de temperatura do vento para praticar voos não motorizados, em parapentes, rasgando o céu como um pássaro. Um experiência inexplicável!

Venha para o Tartarugas Turismo de Aventura! Guias preparados, estrutura profissional, equipamentos de segurança e nossa equipe totalmente focada na sua aventura!

Sugestões de Links:
A mente é maravilhosa: https://amenteemaravilhosa.com.br/adrenalina-hormonio-rendimento/
Atividades de aventura e qualidade de vida. Um estudo sobre a aventura, o esporte e o ambiente na Ilha de Santa Catarina: http://www.efdeportes.com/efd93/sc.htm

Comentários

Deixe uma resposta